Notícia

Ver notícia

Plantio, doação de mudas e outras atividades marcam a data em São Francisco de Itabapoana, Aperibé, Duas Barras e São Sebastião do Alto

Com as mãos na terra e os olhos no futuro, mais de 400 estudantes de quatro municípios fluminenses participaram de ações para celebrar o Dia da Árvore (21/9), transformando o aprendizado em compromisso com o meio ambiente. Promovida pela Águas do Rio, a iniciativa propôs atividades socioambientais envolvendo escolas, comunidades e órgãos públicos de São Francisco de Itabapoana, Aperibé, Duas Barras e São Sebastião do Alto.


A concessionária, que é do grupo Aegea e tem como missão levar água tratada e coletar e tratar o esgoto de milhões de pessoas, também atua de forma constante na valorização do meio ambiente, desenvolvendo projetos de educação ambiental e iniciativas de reflorestamento que vão além da operação de saneamento.


No Norte Fluminense, em São Francisco de Itabapoana, a celebração do Dia da Árvore coincidiu com um marco histórico: o início da operação dos novos filtros zeólitas, tecnologia que garante mais qualidade ao tratamento de água da região. Para marcar a data, mudas de extremosa foram plantadas em frente à Unidade de Tratamento de Gargaú. Além disso, a concessionária doou 13 mudas diversas à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, destinadas ao projeto de reflorestamento da Mata do Carvão, iniciativa local voltada à recuperação de áreas verdes.


Na Região Serrana, estudantes de Duas Barras e São Sebastião do Alto também participaram ativamente das ações. Com a orientação da equipe de Responsabilidade Social da Águas do Rio, cerca de 100 alunos das escolas Esmeraldino Britto e Manoel Bittencourt (no distrito de Ibipeba) colocaram a mão na terra e ajudaram a plantar mudas, vivenciando, na prática, a importância da preservação ambiental.


Já em Aperibé, no Noroeste Fluminense, o Dia da Árvore foi celebrado no Horto Municipal. O evento reuniu cerca de 300 crianças e adolescentes ao longo de um dia inteiro de atividades, que incluíram palestras educativas e demonstrações sobre o funcionamento de estações de tratamento de água e esgoto. No espaço, a Águas do Rio disponibilizou um bebedouro com água gelada para os participantes do encontro.


Compromisso com o futuro
Segundo Erick Siqueira, analista ambiental da concessionária, mais do que celebrar uma data, a intenção da empresa é ampliar a consciência ambiental e contribuir diretamente para o aumento da cobertura verde no estado:


“Além de conscientização, nós também vamos fazer a nossa parte: contribuir com a área verde do planeta. Para este ano, já temos dois projetos de reflorestamento em andamento, contemplando a bacia do Rio Bacaxá, em Rio Bonito, e a bacia do Rio Pomba, em Aperibé. Assim, conseguimos proporcionar mais bem-estar às comunidades e garantir um futuro sustentável para todos nós”, destacou.


Com ações que unem educação ambiental, reflorestamento e engajamento comunitário, a Águas do Rio mostra que cuidar do meio ambiente é parte essencial do seu propósito de transformar realidades e garantir qualidade de vida para as próximas gerações.

Compartilhar:

Veja Também

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.