Notícia

Ver notícia

Equipamento integra plano contínuo de modernização e melhora o fornecimento no Humaitá

A rotina de quem vive em centenas de imóveis no Humaitá ganhará um alívio com a chegada de mais pressão e regularidade no abastecimento de água. Um novo sistema de bombeamento entrará em operação na Rua Cesário Alvim, fortalecendo a distribuição e garantindo que o fornecimento chegue com mais estabilidade às torneiras dessa via. A melhoria também contempla toda a Rua Mário Pederneiras e trechos das ruas Davi Campista e Mário de Andrade. Ao todo, cerca de 840 moradores do bairro da Zona Sul do Rio serão beneficiados com o reforço.

O equipamento, conhecido como booster, tem a função de aumentar a pressão da água na rede de distribuição, permitindo que o fornecimento chegue com mais força e regularidade aos imóveis, especialmente em pontos mais elevados ou em horários de maior consumo. Segundo a Águas do Rio, que integra o grupo Aegea Saneamento, a medida representa um avanço importante para a região, que passa a contar com um sistema mais robusto e preparado para atender à demanda local. 

De acordo com Renan Mendonça, diretor executivo da concessionária, a ideia é assegurar mais eficiência, qualidade e segurança no fornecimento de água tratada.

“Estamos trabalhando para fortalecer essa infraestrutura de abastecimento em diferentes regiões da cidade. E a instalação desse tipo de equipamento amplia a capacidade da rede e garante mais regularidade no serviço”, afirma Renan. 

Melhorias em outros bairros

A implantação do novo booster no Humaitá se soma a outras melhorias realizadas recentemente pela concessionária na Zona Sul. Em janeiro, dois novos sistemas de bombeamento começaram a operar na região: um que atende cerca de 83 mil pessoas no Catete, com reflexos também no Flamengo e na Glória, e outro que beneficia aproximadamente 43 mil moradores de Laranjeiras.

Esses equipamentos são estratégicos em áreas com desnível do terreno, pois aumentam a pressão da água e garantem uma distribuição mais estável e contínua, especialmente em imóveis localizados em pontos mais elevados.

Investimentos já ultrapassam R$ 5 bi

A implantação dos novos boosters integra o plano de expansão e modernização do sistema de abastecimento da concessionária. Desde o início da concessão, em 2021, a Águas do Rio vem realizando investimentos contínuos para melhorar a distribuição de água na capital e nos outros 26 municípios atendidos.

Até o momento, a empresa já investiu R$ 5,1 bilhões, beneficiou 3,5 milhões de pessoas com obras de melhoria e instalou ou substituiu 1.728 quilômetros de redes de água. Além disso, 621 mil pessoas passaram a ter água regularizada pela primeira vez, reforçando o compromisso da empresa com a ampliação do acesso e a qualidade dos serviços prestados.

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.